O grupo Acesso Livre conta com a participação de estudantes de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade de Brasília de diversas áreas, como Letras, Artes e Comunicação. A presença do grupo no âmbito do ensino, desde o nível de graduação, é uma de nossas finalidades para estimular o engajamento da comunidade universitária em atividades de pesquisa. 

 

Também temos um forte vínculo com a extensão, que constitui um dos pilares fundamentais da educação superior brasileira e se apresenta como um processo transformador no qual a relação da universidade com a comunidade é enfatizada de uma forma horizontal e participativa, permitindo a produção de conhecimento e a interação em contextos reais.

 

Muitas das pesquisas do grupo Acesso Livre são produto de ações desenvolvidas no âmbito dos seguintes projetos de extensão: 

 

  • “Cultura e Sociedade: acessibilidade de peças audiovisuais – audiodescrição e legendagem”, criado em 2010 no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) buscando articular atividades de pesquisa, ensino e extensão voltadas para a acessibilidade artística e cultural para as pessoas com deficiência visual e auditiva. Mediante uma formação teórico-prática, o projeto visa incentivar a formação de futuros profissionais da área e seu aperfeiçoamento, os levando para perto da vivência de seu público alvo. Neste sentido, o grupo cria materiais acessíveis e organiza atividades de fruição cultural junto ao público-alvo local.

 

  • CiberLibras, projeto criado no Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) para difundir os sinais-termos e notícias do cotidiano acadêmico da Universidade de Brasília para docentes e discentes, facilitando a inclusão da comunidade surda no espaço da universidade. Um dos nossos maiores objetivos é promover uma maior autonomia da pessoa surda na hora de procurar os sinais utilizados especificamente dentro da universidade ou conseguir se informar sobre situações acadêmicas do dia a dia.