Elton Bruno Barbosa Pinheiro
Faculdade de Comunicação
Fax:

Outras Informações:

Professor Adjunto da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), com atuação nos Departamentos de Audiovisuais e Publicidade (DAP) e de Jornalismo (JOR). Doutor em Comunicação e Sociedade, pela linha de pesquisa Políticas de Comunicação e de Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Comunicação e Culturas Midiáticas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa Culturas Midiáticas Audiovisuais. Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Coordenador Geral de Laboratórios da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Dedica-se à investigação sobre o Rádio e Mídia Sonora e a sua relação com as Tecnologias Contemporâneas da Informação e da Comunicação, observadas sob o prisma dos fenômenos da Digitalização, da Convergência e da Articulação em Rede. A partir desse enfoque, tem estudado a atuação do Serviço de Radiodifusão Pública brasileiro frente ao cenário tecnológico hodierno. Também tem interesse na pesquisa e produção sobre os seguintes temas: Produção e Linguagem Audiovisual; Audiovisual e Acessibilidade; Comunicação em Ambientes Mediáticos Sociodigitais; Comunicação Pública; Políticas de Comunicação; Metodologia da Pesquisa em Comunicação; Teorias do Rádio; Universo Sonoro Cinematográfico. É pesquisador do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (CNPq/UnB); é Líder do Núcleo de Estudos e Produção Digital em Linguagem Sonora (FAC/UnB); Membro do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Intercom. Escreveu e publicou o livro Mutações da cultura midiática radiofônica: a nova práxis na produção de conteúdos digitais (2012). É organizador das obras: Escutas sobre Políticas de Comunicação e de Cultura - Conceitos, Métodos, Análises (2018); Pesquisa e Produção em Linguagem Sonora: Experiência Compartilhadas (2018); e um dos organizadores das obras coletivas: Rádio - Estudos Contemporâneos (2018); Práticas e Tensionamentos Contemporâneos no Ensino do Jornalismo (2018); Culturas Midiáticas Audiovisuais - Estudos (2014).